quinta-feira, 17 de abril de 2008

BACTERIAS

As bactérias são os seres vivos mais simples do ponto de vista estrutural, e de menor tamanho, podendo ser conhecidas também como micróbios. As bactérias são microorganismos unicelulares, procariontes, ealgumas causam doenças. São abundantes no ar, no solo e na água e na sua maioria inofensivas para o ser humano, sendo algumas até benéficas.

Por serem microrganismos procariontes, não apresentam um núcleo definido, estando o seu material genético compactado e enovelado numa região do citoplasma chamada de nucleóide. As bactérias apresentam uma membrana plasmática recoberta por uma parede celular. Diferente das células eucarióticas, nas bactérias não aparecem organelas delimitadas por membranas. O tamanho das bactérias pode variar de 0,2 a 5,0 micrômetros.

A membrana plasmática recobre o citoplasma da célula bacteriana e tem a mesma estrutura daquelas encontradas nos organismos eucariontes. Na membrana encontramos uma estrutura típica, uma invaginação da membrana plasmática, denominada de mesossomo. O mesossomo parece ter um papel importante durante a duplicação e divisão bacteriana.

As bactérias se reproduzem por divisão celular ou fissão binária. Durante este processo ocorre a duplicação do DNA seguido da divisão da célula bacteriana em duas células filhas. Esta divisão se dá devido a formação de um septo que começa a crescer para o interior da célula a partir da superfície da parede celular. As bactérias causadoras de doenças denominam-se patogênicas.

A parede celular das bactérias é uma estrutura rígida e é formada por um complexo mucopeptídico, que dá a forma à bactéria. A cápsula, presente principalmente em bactérias patogênicas é formada por polissacarídeos e tem uma consistência de um muco. Tal estrutura mucosa confere resistência às bactérias patogênicas contra o ataque e englobamento por leucócitos e outros fagócitos, protegendo-as de possíveis rupturas enzimáticas ou osmóticas.

Formas das bactérias:

Arredondadas: Cocos
Alongadas/em forma de bastonetes: Bacilos
Onduladas/em forma de espiral: Espiroquetas
Em forma de vírgula: Vibrião

As formas não são constantes, podem variar de acordo com o meio e com o tipo de associação.
As mudanças de forma podem ser consideradas como:

Involução - mudança de forma devido à condições desfavoráveis, presença ou ausênciade oxigênio, pH, ou por produtos tóxicos, entre outros.
Pleomorfismo - a bactéria não apresenta uma morfologia única, mesmo que se encontre em condições favoráveis à sua sobrevivência.

As bactérias que habitam no corpo humano proliferam num ambiente quente e úmido. Algumas são aeróbias, o que quer dizer que necessitam de oxigênio para se desenvolverem e multiplicarem, situando-se, normalmente, na pele ou sistema respiratório.
As bactérias anaeróbias proliferam onde não há oxigênio, ou seja, nas camadas profundas dos tecidos ou nas feridas.

Infecção - as bactérias podem produzir toxinas, que são nocivas para as células humanas. Se estas estiverem presentes em número suficiente e a pessoa a ser afectada não dispuser de uma imunização contra elas, o resultado é a doença.

As bactérias podem penetrar no corpo humano, através dos pulmões, por meio da inalação de partículas expulsas pela respiração, tosse ou espirros de uma pessoa infectada.

Pode haver infecção no trato digestivo o qual pode ser infectado através da ingestão de alimentos contaminados. As bactérias podem estar presentes nos alimentos desde o local de produção das matérias primas ou transportadas até eles por moscas ou mãos contaminadas. As bactérias podem ainda invadir o hospedeiro através da pele, como por exemplo, na infecção de uma ferida.

CLASSIFICACAO DAS BACTERIAS

Corante de Gram:

Assim designada em memória de Christian Gram, que desenvolveu o procedimento em 1884, a coloração de Gram classifica as bactérias em Gram-positivas ou Gram-negativas e continua a ser um dos métodos mais úteis para classificar as bactérias.

Neste procedimento, as bactérias são submetidas primeiro à ação de um corante violeta, seguido de fixação com iodo e depois um agente de descoloração, como o metanol. Seguidamente, são novamente coradas com safranina.

As bactérias Gram-positivas fixam o primeiro corante, devido à maior espessura da parede celular, e ficam coradas de azul ou violeta, enquanto que as bactérias Gram-negativas, após a descoloração pelo metanol, são coradas pela safranina e ficam vermelhas. As bactérias que retêm a coloração violeta são designadas por Gram-positivas.

As bactérias que perdem a coloração violeta depois de descoloradas, mas que adquirem um corante de contraste (ficando com um tom cor-de-rosa) são Gram-negativas. Esta distinção de manchas é um reflexo das suas diferenças no que diz respeito à composição básica das suas paredes celulares.

São exemplos de bactérias Gram-positivas várias espécies de:
- Estreptococos;
- Estafilococos;
- Enterococos
.

São exemplos de bactérias Gram-negativas:
- Vibrão Colérico;
- Colibacilo;
- Salmonelas.

Entre a grande variedade de doenças provocadas por cocos salientam-se:
- Pneumonia nosocomial (adquirida em meio hospitalar);
- Pneumonia adquirida na comunidade;
- Infecções da pele e tecidos moles.

IMPORTANCIA DAS BACTERIAS NA ECOLOGIA

As bactérias possuem grande importância ecológica, elas fixam o nitrogênio da atmosfera na forma de nitratos, e as bactérias desnitrificantes que devolvem o nitrogênio dos nitratos e da amônia para a atmosfera. As bactérias também são úteis para o homem, como na indústria de laticínios e na indústria farmacêutica que utiliza bactérias para fabricar antibióticos específicos.

De outra maneira as bactérias podem causar grandes prejuízos econômicos, como é o caso do amarelinho (Xylella fastidiosa), que ataca a lavoura da laranja. Mas talvez a maior importância das bactérias seja o fato delas serem parasitas humanos, levando a infecções muito graves. Assim temos o gênero Clostridium que além de esporulado é aneróbio e um potente produtor de toxinas muito prejudiciais ao homem. Seus esporos podem estar presentes em alimentos e resistir a processos de descontaminação podendo causar graves intoxicações como o botulismo (agente Clostridium botulinum), em função da ação neurotóxica de suas toxinas.

Geralmente estão associados a intoxicações por ingestão de palmitos contaminados e podem levar a óbito. É desse grupo também o produtor da toxina tetânica, que provoca o tétano (Clostridium tetani). O esporo contamina o ferimento profundo que ao fechar gera uma atmosfera com baixa tensão de oxigênio, levando a germinação, produção de toxina, e, finalmente a tetania. A Escherichia coli é um importante componente da nossa microbiota intestinal, no entanto, fora do intestino pode causar importantes e graves infecções, principalmente nas vias urinárias.

Abaixo algumas das bactérias mais nocivas ao homem, e as doenças associadas a cada uma dela:
  • Streptococcus pneumoniae - causa septicemia, infecção no ouvido médio, pneumonia e meningite.

  • Haemophilus influenzae - causa pneumonia, infecção do ouvido e meningite principalmente em crianças.
  • Shigella dysenteria - causa disenteria (diarréia sangrenta). Linhagens resistentes podem levar a epidemias e algumas podem ser tratadas apenas com medicamentos muito caros (fluoroquinolonas).
  • Neisseria gonorrhoeae - causa gonorréia, a resistência às drogas limita o seu tratamento principalmente à cefalosporina.
  • Pseudomonas aeruginosa - causa septicemia e pneumonia, principalmente em pessoas com fibrose cística ou com o sistema imune comprometido. Algumas linhagens super resistentes não podem ser tratadas com drogas.
  • Enterococcus faecalis - causa septicemia e infecção do trato urinário, e infecção das vias respiratórias nos pacientes com o sistema imune comprometido. Algumas linhagens ultra resistentes não podem ser tratadas com drogas.
  • Escherichia coli - causa infecção do trato urinário, infecção do sangue, diarréia e falência dos rins. Algumas linhagens são ultra resistentes.
  • Acinetobacter - causa septicemia em pacientes com o sistema imune comprometido.
  • Mycobacterium tuberculosis - causa tuberculose. Algumas linhagens ultra resistentes não podem ser tratadas com drogas.
  • Staphylococcus aureus - causa septicemia, infecção nas vias respiratórias e pneumonia. Algumas linhagens tem se mostrado muito resistentes a vários antibióticos.

Gonorréia

Conceito
Doença infecto-contagiosa que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente é precedido por prurido (coceira) na uretra e disúria (ardência miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).

Sinônimos
Uretrite Gonocócica, Blenorragia, Fogagem

Agente
Neisseria gonorrhoeae

Complicações/Consequências
Abôrto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Doença Inflamatória Pélvica. Infertilidade. Epididimite. Prostatite. Pielonefrite. Meningite. Miocardite. Gravidez ectópica. Septicemia, Infecção ocular (ver foto abaixo) , Pneumonia e Otite média do recém-nascido. Artrite aguda etc. Assim como a infecção por clam&iacutedia, é uma das principais causas infecciosas de infertilidade feminina.

Transmissão
Relação sexual. O risco de transmissão é superior a 90%, isto é, ao se ter um relacionamento sexual com um(a) parceiro(a) doente, o risco de contaminar-se é de cerca de 90%. O fato de não haver sintomas (caso da maioria das mulheres contaminadas), não afeta a transmissibilidade da doença.

Período de Incubação
2 a 10 dias

Tratamento
Antibióticos.

Prevenção
Camisinha. Higiene pós-coito.

Fotos

Uretrite gonocócica (no homem)


Vaginite gonocócica.


Oftalmia gonocócica.

Métodos de Coloração Bacteriana

Coloração de Gram (diferencial)
Processo de coloração e as bases quimico-estruturais dos resultados.
A forma mais comum de classificação de bactérias é através do método de gram, podendo ser: coloração de GRAM positiva ( GRAM + )
ou GRAM negativa (GRAM -).
processo da coloração de GRAM:

a . violeta de Ginciana (mínimo de 1 min)

b . lugol (Iodo + Iodeto K) - mínimo 1 min

c . agente diferenciador: álcool + acetona

Em algumas células o agente diferenciador não consegue penetrar: a célula continua azul. (B)

Em algumas células o agente diferenciador consegue penetrar retirando a coloração azul.(A)

d . safranina ou fuccina diluída: contracoloração . Bactérias A agora se coram em vermelho / rosa e com as bactérias B não acontece nada, continuando azuis.

Desta forma, podemos resumir o resultado da coloração de GRAM em duas formas:

• bactérias GRAM positivas: ficam azuis, pois não permitem a entrada do agente diferenciador.

• bactérias GRAM negativas: ficam vermelhas, pois permitem entrada do agente diferenciador.

Nota - Parede celular: formada por camadas múltiplas externamente à membrana plasmática. Há uma camada mais interna que é composta por peptideoglicana envolta por uma camada mais externa (varia espessura e composição química). A peptideoglicana confere resistência a meios de baixa pressão osmótica como a água, sendo responsável pelo suporte estrutural e também mantém a forma característica da bactéria. A peptideoglicana é um açúcar com grupos amina sendo uma esrtutura estável.

Diferenças entre as paredes das bactérias GRAM positivas e GRAM negativas:

• GRAM positivas:

- camada de peptideoglicana é mais espessa e algumas também possuem uma camada de ácido teicóico externa à camada de peptideoglicana.

Nota - ácido teicóico: é uma estrutura anti-gênica importante, reconhecida pelo sistema imune (induz formação de anticorpos espécie - específicos). São encontrados na camada externa da parede celular de GRAM +. Alguns polímeros de ácido teicóico penetram através da camada de peptideoglicana, ligando-se covalentemente aos lipídeos da membrana citoplasmática, sendo agora denominada de ácido lipoteicóico, enquanto outros se ligam ao ácido murâmico da peptideoglicana.

• GRAM negativs:

- camada externa composta por lipopolissacarídeos, lipopoliproteínas e fosfolipídeos. Há o espaço periplasmático - entre membrana citoplasmática e camada de peptideoglicana - que em alguma espécies contém B - lactamases (degrada penicilina ) e B - lactâmicas.

- tem parede mais fina, porém mais complexa.

- possui endotoxinas (lipopolissacarídeos).

- deixa entrar agente diferenciador porque tem lipídeos. GRAM + não.

considerações importantes

• Algumas bactérias são pleomórficas em relação à coloração GRAM, logo se coram irregularmente.

• A lisozima ataca paredes de bactérias GRAM positivas, havendo uma forma involutiva. A lisozima se encontra nas lágrimas, suor e saliva e consegue romper o esqueleto da peptideoglicana, permitindo que exista uma resistência natural do hospedeiro à infecção bacteriana.

• Estreptococos produzem autolisinas que ficam na sua parede, permitindo a entrada do agente diferenciador. Com isso, a bactéria apresenta coloração GRAM negativa devido à forma de involução.

• Propriedade tintorial: é qualificar a bactéria em GRAM positiva ou GRAM negativa.

• Bactérias GRAM positivas podem se tornar GRAM negativas ao sofrer uma modificação em sua membrana.

• Bactérias tratadas com lisozima perdem sua parede, mas se forem tratadas em um meio à mesma pressão osmótica que seu interior ficam arredondadas - esferoplastos e os protoplastos.

• Bactérias GRAM negativas não pode se tornar GRAM positivas.

• Forma L: são as GRAM negativas ou GRAM positivas que perdem suas paredes.

• Bactérias GRAM positivas são mais susceptíveis à penicilina G do que as GRAM negativas.

Nota: As proteínas porinas têm importante função na regulação do transporte de pequenas moléculas hidrofílicas para o interior da célula. Formam trímeros, funcionando como um canal inespecífico.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

VOCE SABIA?

Por que as pessoas espirram?

A pessoa espirra e surge logo a idéia de que é o início de uma gripe que vem por aí. Ou então, acredita que o espirro é um efeito provocado ao olhar para o sol. Está enganado quem pensa que espirrar está diretamente ligado à gripe ou ao excesso de luz nos olhos. De acordo com a otorrinolaringologista Marize Marques, do Hospital Universitário Clementino Fraga, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o espirro (esternutatório, em linguagem técnica) é um mecanismo normal e saudável de defesa da mucosa nasal que faz a limpeza da região quando ela fica exposta a algum agente irritativo, eliminando bactérias e, até mesmo, pequenos insetos.

O estímulo também ocorre naturalmente no corpo das pessoas que têm alergia a algum tipo de substância.

De acordo com Marize, o processo de expelir estes corpos estranhos é gerado a partir de estímulos que podem ser verdadeiros ou não. "No caso de olhar para o sol ou alguma luz um pouco mais forte, estamos fazendo uma simulação visual que potencializa a reação da mucosa, gerando um espirro de forma mais rápida", explica.

Existem algumas pequenas precauções que as pessoas devem tomar, como não trancar e nem segurar o espirro para que não faça barulho. "Trancá-lo pode aumentar a pressão dentro das vias aéreas superiores, causando o rompimento de algum vaso sanguíneo da cabeça ou do nariz", avisa. Outros problemas como surdez repentina e vertigens também podem ser provocados.

O espirro pode atingir velocidades superiores a 100 km/h, sendo praticamente impossível alguém manter as pálpebras abertas durante o estímulo. "O fato de mantermos os olhos fechados está ligado diretamente aos reflexos do corpo", explica a médica.

Os nervos que servem os olhos e o nariz estão próximos e relacionados. O estímulo a um deles geralmente gera alguma resposta no outro, motivando o reflexo de fechar os olhos.

Saúde!
Existem diversas respostas tradicionais que sucedem um espirro e elas podem variar de acordo com o país. No Brasil, por exemplo, o mais comum é se dizer "Saúde!". Em Portugal, as pessoas costumam responder "Santinho!".

Já nos países de língua inglesa, geralmente uma frase substitui a educada palavra: "Deus abençoe você". A tradição surgiu na Idade Média porque as pessoas acreditavam que, quando alguém espirrava, o coração parava, a alma deixava o corpo e poderia ser capturada por algum espírito ruim.