quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

BIOLOGO E BIOLOGA



Se alguem souber onde posso encontrar, por favor me avise.

Alguns adoçantes engordam e são suspeitos de causar câncer


Eles substituem o açúcar, mas nem sempre isso ocorre sem prejudicar o seu organismo

Mesmo quem está fora da dieta tem adoçante na despensa (clique aqui e encontre uma dieta sob medida para você). Há muito tempo que eles deixaram de ser exclusividade de quem sofre com o diabetes e não pode consumir açúcar (saiba tudo sobre o diabetes e veja como controlar). A promessa de um sabor docinho e sem nenhuma caloria realmente é cativante. Só que, apesar de serem considerados seguros pelos órgãos reguladores de países como Brasil e EUA, a toxicidade e os riscos desses produtos continuam causando polêmica e dividem a comunidade médica e científica.

"Nem todos os adoçantes são menos calóricos do que o açúcar,
portanto não dá para ir usando indiscriminadamente com a ilusão de que você vai emagrecer. O açúcar mascavo, mel, ou até açúcar cristal, ao invés do refinado, são alternativas que não devem ser desprezadas, já que são mais naturais", afirma a nutricionista Lara Natacci Cunha, de São Paulo. (veja por que alimentos orgânicos são mais saudáveis)

Quem enfrenta problemas renais e cardíacos, especialmente pressão alta, precisa ficar de olho na quantidade de sódio dos adoçantes, que pode ser prejudicial. Já crianças só devem utilizar adoçantes sob recomendação médica. Caso contrário, prefira balancear a alimentação da garotada ao vetar a ingestão de açúcar.(aproveite as vantagens dos alimentos amigos o peito)

Vale lembrar ainda que existe um limite para o consumo dos adoçantes artificiais. A informação costuma vir na própria embalagem e tem por objetivo evitar o acúmulo dos resíduos tóxicos do produto no organismo. Aliás, ler bem a composição e indicações de cada adoçante é essencial! (aprenda a interpretar os rótulos dos alimentos)

Você sabe usar salto alto?


Ele precisa combinar com a roupa e com as tarefas do dia-a-dia

Ele deixa o corpo e a postura mais bonitos, além de proporcionar um charme todo especial para o visual.
O problema é que, muitas vezes, o salto alto traz alguns inconvenientes, como dores nas pernas, na coluna e até mesmo pescoço, sem falar nos pés que ficam inchados e cheios de bolhas.

Saber combinar os sapatos é essencial para conseguir manter a saúde em dia.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A BIOLOGIA DO AMOR

Após analisar a química do cérebro em uniões de casais mamíferos, Young prevê que não demorará muito antes que um pretendente inescrupuloso possa colocar uma poção do amor na sua bebida.

Young especula que o amor humano é liberado por uma "cadeia bioquímica de acontecimentos" que se desenvolveu originalmente em antigos circuitos cerebrais envolvendo a ligação mãe-filho, estimulada nos mamíferos pela liberação de oxitocina durante o trabalho de parto, o parto e a amamentação.

Para saber mais sobre o estudo, leia o artigo Decifração da biologia do amor pode levar a remédio 'antipaixão', do site G1.

Fonte Biojornal

JORNAL DA BIOLOGIA

No Biojornal vc fica por dentro das noticias mais importantes da Biologia no Brasil e no mundo.
Clique aqui e saiba mais!
http://www.biojornal.blogger.com.br/

O BRASIL E A POLUIÇÃO BURRA

Você já deve saber que a queima de lixo é altamente prejudicial para a saúde do planeta e para nós.

O processo de queima de lixo libera uma série de substâncias químicas perigosas como as dioxinas, além do conhecido CO2 que contribui para agravar o Aquecimento Global. A famosa "fog" (neblina) de Londres era, em grande parte, fruto da queima de lixo, prática que foi rigorosamente proibida no país. Hoje, a qualidade do ar londrino e a saúde dos pumões de seus habitantes melhorou muito.

No Brasil o problema é que não se vê um controle rigoroso sobre essa prática ancestral. Vamos cobrar das autoridades para que cenas como a da foto acima não mais se repitam.

TRAGÉDIA PODE TER SIDO CAUSADA PELO AQUECIMENTO GLOBAL


Será que o homem pode ter ajudado a agravar a tragédia em Santa Catarina? É bem possível que sim, embora os cientistas não tenham ainda dados concretos de que esta ou aquela catástrofe foram provocadas pelo aquecimento global.

No entanto, muitos pesquisadores acreditam que a chuva intensa que atingiu o sul do Brasil é provavelmente uma das manifestações de efeitos do aquecimento global.

Será que essas tragédias servirão ao menos para que mudemos nosso modo de lidar com o meio ambiente? Espero que sim.

Piso salarial dos professores é padronizado no País

Profissionais da rede pública de ensino do País passaram a ter piso salarial no valor de R$ 950 neste mês. O novo patamar salarial da categoria está em vigor desde o dia 1º de janeiro.

Em entrevista concedida à NBR TV, em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, reafirmou a decisão aprovada pela Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. O valor é referente a professores com formação com jornada de 40 horas semanais.

Entre as diretrizes nacionais de carreira, está em discussão uma nova política nacional de formação inicial e continuada de professores, com abertura de cursos de licenciatura e de especialização com vagas presenciais e à distância.

O cumprimento da carga horária para desenvolvimento de atividades fora da sala de aula também integra a lei que estabelece o piso, o que depende do julgamento do Superior Tribunal Federal (STF) para vigorar.

Através de uma Ação Direta de Incosntitucionalidade (ADI), alguns governadores questionam sobre a obrigatoriedade da aplicação do novo piso. A previsão é de que o valor seja pago pelos Estados integralmente a partir de 2010.

Fonte Terra

Fim das Ferias!

Para quem não sabe, fobia escolar é uma condição que transforma o simples ato de entrar em uma sala de aula em um verdadeiro inferno. O aluno passa a ter muita dificuldade de ir à escola e de permanecer em classe. Ele sente muita ansiedade, tem crises de pânico, não consegue se concentrar e mal presta atenção às aulas. É mais comum em crianças e em adolescentes que passam, por exemplo, por uma mudança de cidade ou de escola.

Já que estamos falando em escola, não vale confundir fobia escolar com preguiça ou má vontade. A fobia é uma condição que necessita de uma intervenção especial, como uma terapia ou, às vezes, até mesmo o uso de medicações que ajudem o jovem a vencer sua ansiedade.

Mas será que essa situação é tão forte a ponto de interferir na menstruação? A menstruação é o resultado de uma complexa interação de fatores físicos, hormonais e emocionais que faz com que todo mês a mulher perca o revestimento da parede interna do útero (que foi preparado para receber um óvulo fecundado) na forma de um sangramento.

Como esse equilíbrio é delicado e exige uma sintonia fina do corpo, toda vez que as garotas passam por um estresse intenso, elas podem, sim, ter uma irregularidade ou até um atraso menstrual. Uma infecção mais forte, perda de peso intensa, anorexia, vestibular, rompimento de um namoro ou até mesmo o medo de estar grávida, tudo isso pode desregular a menstruação.

Assim, a tensão e a ansiedade que você está enfrentando podem alterar sua menstruação. Em primeiro lugar é fundamental que você siga sua terapia para entender por que teve essa fobia e para ter um apoio nessa fase de recuperação. Você deve estar agora de férias e sabe que logo vai ter que enfrentar a volta às aulas.

Se você sentir que está difícil, converse com a psicóloga, que pode sugerir também um suporte de um médico que prescreva uma medicação para tratar a ansiedade. Também, como complemento do seu tratamento, nunca é demais passar num ginecologista.