sexta-feira, 31 de julho de 2009

Nortão lidera ranking de queimadas em Mato Grosso

A região Norte ocupa o topo do ranking formado pelos municípios onde houve o maior número de queimadas no período de 1º de janeiro até o último domingo (26). Em pouco mais de sete meses os satélites Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), computaram 10.234 focos em Mato Grosso. Destes, 1.109 concentraram-se em Nova Ubiratã, primeira colocada na lista.

Gaúcha do Norte ficou na ‘vice-liderança’ com 523 registros. Já Nova Maringá, com 505, teve o terceiro maior número. Tangará da Serra, figurou na lista com o quarto volume: 496. Já Tabaporã (130 km de Sinop) foi a quinta com 460.

Os dados do Inpe revelam um crescimento de focos de queima neste ano, frente ao mesmo período de 2008 quando por meio dos instrumentos o instituto identificou 9.712. Na ocasião, Nova Ubiratã também apareceu na primeira posição com 675 casos. Tapurah era a vice-líder com 538; Nova Maringá 516, Querência 447 e Tangará outros 403.

Apesar das ações desencadeadas com foco a coibir o avanço das queimadas, comparando-se as estatísticas de Nova Ubiratã verifica-se aumento de 64,2% no comparativo entre as duas épocas.

Em 2009 cidades como Sinop, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta e Nova Mutum também verificaram queimadas. No entanto, ficaram de fora da relação das vinte e cinco primeiras cidades.

Mais 200 casos de dengue diagnosticados em Mato Grosso

Um balanço da Secretaria Estadual de Saúde divulgado hoje (29) mostra que mais de 200 casos de dengue foram diagnosticados em Mato Grosso, no período de uma semana. Os dados apontam que são 33.415 notificações, feitas desde janeiro. 1.053 são casos graves. Mais uma pessoa morreu e, agora, o resultado parcial é de 33 óbitos - ainda estão sob investigação. O aumento nas noticicações é de 220,11% se comparado ao período de janeiro a 29 de Julho do ano passado.

De acordo cos dados, Cuiabá apresenta 10.248 casos de dengue e houve 13 morte - 8 confirmados como sendo casos graves de dengue e 5 estão sob investigação. Várzea Grande tem notificação de 3.454 casos e 6 morte confirmadas oficialmente.

Rondonópolis, Nova Mutum e Sinop tem, oficialemente, uma morte, cada. Em Tangará morreram duas pessoas e, em Rosário do Oeste, também duas vítimas fatais.

Queimadas ficam proibidas em Mato Grosso até setembro

As autorizações no Estado do Mato Grosso estão suspensos até 15 de setembro, quando encerra o período proibitivo (iniciado no último dia 15 deste mês). A medida visa diminuir os riscos provocados pelo fogo.

Nesta época do ano, quando o forte calor e baixa umidade relativa do ar imperam mesmo a queimada controlada pode representar perigo. Isto porque dependendo das circunstâncias o vento tem condições de avançar em áreas não programadas e causar prejuízos de grande proporção.

Os órgãos ambientais em Mato Grosso como Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis e Secretaria de Estado de Meio Ambiente indicam que havendo necessidade o período de suspensão pode ser ampliado. A fiscalização das propriedades pode resultar em multas em caso de descumprimento das medida