quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Causas do ronco do estômago

O sistema digestivo é, na essência, um longo tubo que começa na boca e termina no ânus. Esse tubo se conecta com vários órgãos e passagens que desempenham papéis importantes na digestão. Uma das coisas mais importantes a se saber sobre o sistema digestivo é a forma como ele empurra a comida. Ondas de contrações musculares movimentam e empurrar os conteúdos continuamente para baixo num processo chamado movimento peristáltico. Além disso, para mover sua comida ao longo do tubo digestivo, essas contrações também ajudam a agitar comida, líquido e diferentes sucos digestivos juntos, transformando-os em uma mistura pegajosa que nós conhecemos como quimo - ou comida digerida.
O ronco do estômago é o resultado desse processo. Movendo-se com esses ingredientes líquidos e sólidos do quimo estão gases e ar. Todos esses ingredientes são pressionados e quebrados em pequenos pedaços fáceis de absorver; as bolsas de ar e gás também são espremidas e criam os barulhos que nós ouvimos. O ronco no estômago pode acontecer a qualquer momento - não apenas quando você está com fome -, mas se há alimento no estômago e no intestino delgado, o ronco se torna mais quieto. É como colocar um par de tênis na secadora sozinho versus com um monte de toalhas. As toalhas abafam o barulho dos sapatos à medida que eles giram na secadora.
Mas você deve estar imaginando - se seu estômago está vazio, por que as contrações do músculo que digere a comida está acontecendo para começar? O motivo tem a ver com a fome e o apetite. Cerca de duas horas depois que o seu estômago esvazia, ele começa a produzir hormônios que estimulam os nervos locais e enviar uma mensagem para o cérebro. O cérebro responde indicando para os músculos do sistema digestivo reiniciar o processo peristáltico. Dois resultados ocorrem: Primeiro, as contrações removem qualquer comida remanescente que ficou esquecida no primeiro processo. Segundo, as vibrações de um estômago vazio deixam-no com fome. As contrações musculares vão e vem a cada hora, geralmente durando de 10 a 20 minutos, até que você coma novamente. 
Em alguns casos, o ronco excessivo pode sinalizar um estômago desarranjado ou uma condição médica como a síndrome do intestino irritável. Nesses casos, há geralmente um número de reclamações gastrointestinais adicionais acompanhando o ronco do estômago.
Agora que você sabe o que causa o ronco no estômago, há alguma forma de controlá-lo? Uma dica para emudecer uma barriga barulhenta é comer pequenas refeições em vez de grandes. Seu sistema digestivo vai ter menos oportunidade para criar os rugidos peristálticos se seu corpo tiver algo saboroso nele. Além disso, comer menos alimentos gasosos pode ajudar a diminuir os roncos.

Nenhum comentário: